segunda-feira, 29 de setembro de 2008

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Francisco das C. M. dos Santos

A educação é o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e a apropriação de conhecimentos, atitudes e valores, que são produzidos pelas de relações e experiências dentro de um contexto e jogo de interesses e necessidades, numa buscar que permitam uma melhor compreensão da realidade que envolve a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais. A educação proporciona e leva os educandos a interagir na sociedade, buscando o seu espaço dentro da sociedade dominante e para se libertar e conseqüente participação do mundo globalizado.

O desenvolvimento tecnológico de informações surge com novo um centro de referência educacional que transforma o saber ensinar em saber aprender objetivando preparar os educandos para uma nova forma de pensar e trabalhar com maior rapidez, renovando o processo de ensino aprendizagem. E, nesse contexto, a informática surge na educação pela necessidade de se romper fronteiras, com uma modernidade frente a forma pedagógica educacional, renovando o trabalho com conteúdos programáticos, propiciando ao educando, eficiência na construção do conhecimento, transformando a sala de aula num espaço de interação através de trocas de experiências.

Entretanto, esta forma de aprender precisa ser revista, pois as instituições educacionais necessitam estruturarem-se e adequar-se com salas e computadores, e, em conseqüência deve-se proporcionar formações para os educadores objetivando a qualificação e apreensão de conhecimento tecnológicos e pedagógicos para o uso dessas ferramentas, e como utilizar a informática de forma mais proveitosa e educativa possível, pois a informática é uma realidade na vida social, desconhecer esta nova tecnologia é estagna-se no presente, ou mesmo regredir para o passado.

A introdução do computador no ambiente escolar é uma necessidade para o crescimento de uma nova pedagogia dentro de uma perspectiva de facilitar, reforçar ou motivar o estudo das disciplinas curriculares didáticas renovadas a partir da seleção de programas didáticos e criar programas pedagógicos baseados nas experiências pedagógicas colocando o educador deste processo informatizado consciente da importância do seu papel, sabedor de que não é ele quem deve indicar o que é próprio de cada educando, mas sim estar constantemente atento para o desenvolvimento de potencialidades e habilidades.

Diante disso, é importante que educadores e educandos busque através da interatividade com a tecnologia passe a ser agentes ativos neste processo de aprendizagem com objetivos direcionados para a construção e crescimento a partir da tecnologia de informação e comunicação levando a socialização do conhecimento a uma situação transformadora das práticas pedagógicas dentro uma interação num processo cooperativo e colaborativo.

Referências
http://penta3.ufrgs.br/videos/
http://penta3.ufrgs.br/animacoes/indexInternetEvolucao.html
http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2590&cc=149 http://penta2.ufrgs.br/edu/alfabetizacaovisual/

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