segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto com a aprendizagem Ativa.

Algumas colocações que considero importante a respeito do tema: “A Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa”.

Com a perspectiva do uso das novas tecnologias, acredito que apenas as ordens dos acontecimentos é que realmente sofrem alterações na alfabetização, as crianças da era digital vão aprender a escrever primeiro usando os dedos somente e desenvolver a leitura e posteriormente aprenderão a usar o lápis.
Atualmente o mundo digital vem proporcionando uma interação e interdisciplinaridade muito positiva que é cultivada na cultura do hipertexto, o qual torna a aprendizagem mais dinâmica.
A internet tem um papel construtivo ao que se refere a leitura e a escrita, além de ser mais atraente que outros meios tradicionais, trás uma infinidades de informações que servirão de suposte para a escrita, afinal um bom leitor também é um bom escritor. Não vejo a internet como um problema, só precisa ser trabalhada adequadamente, pois pela quantidade de material de pesquisa que dispõe, só vem a contribuir e facilitar a transmissão de informação que adequadamente serão transformada em conhecimento e a grande quantidade de material escrito com imagens, sons tornarão com certeza a produção textual mais criativa e dinâmica.
A melhor forma de trabalhar a Aprendizagem Ativa e não somente ela é através de um bom planejamento para que não seja simplesmente mais um meio de se tentar enrolar o aluno sem de fato dar condições de criações para os mesmos e assim como qualquer outra atividade a leitura apoiada em suposte virtuais necessitam de planejamento para que não se use simplesmente para passar o tempo.
Colegas concordam com minhas colocações? Comentem.
Cleide Coelho - 1

Nenhum comentário: