terça-feira, 16 de setembro de 2008

A aprendizagem ativa

Francisco das C. M. dos Santos

A aprendizagem ativa apresenta características cooperativa e colaborativa, principalmente pelo processo dinâmico das atividades que são baseadas em projetos e centradas em soluções de problemas, onde são trabalhadas atividades que proporcionam aos aprendentes o desenvolvimento de seus próprios valores, atitudes e habilidades durante a apreensão e construção do conhecimento.

Nesse contexto, os recursos tecnológicos apresenta-se como ferramenta do processo educacional, dando condições para que a aprendizagem possa ser desenvolvida, tornando tanto o conteúdo da grade curricular e os trabalhos dos educandos e aprendentes mais relevantes, atrativos e prazerosos, pois o desenvolvimento da construção do conhecimento se apresenta de forma dinâmica.

Assim, os trabalhos pedagógicos na linha da aprendizagem ativa podem, dentro do processo de construção do conhecimento, propiciar uma superação nas formas tradicionais (aulas expositivas e provas), dando igual importância ao papel do educando e aprendente, privilegiando a comunicação recíproca pela valorização da relação interativa, dando condições para a aquisição e construção de conhecimento dentro de um mundo real.
Referências

CHAVES. Eduardo O. C. Modelos de Aprendizagem. Disponível em:
http://mathetics.net/pages/modelos.htm. Acessado em 15/09/2008.

Nenhum comentário: