terça-feira, 16 de setembro de 2008

"A Escrita e a Leitura no Hipertexto e Hipermídia"

Muito bem companheiros do grupo Matemáticos dez! Foi posto o tema acima para que juntos possamos refletir, debater e produzir conhecimentos.

3 comentários:

Val disse...

A Escrita e a Leitura no Hipertexto e Hipermídia

Com o grande avanço tecnológico o livro impresso, antes o mais importante meio de difusão do conhecimento, deixou de ser o único objeto de leitura, pois muitos materiais que antes eram somente impressos passaram a ser em formato eletrônico, permitindo assim, que a leitura e a escrita eletrônica desse uma dimensão completamente renovada ao processo de alfabetização.
O livro eletrônico desperta muito a atenção de quem o ler, por ser dinâmico, reduzir a distância que separa o leitor do escritor e possibilitar sua interação.
O hipertexto é um texto que fugiu dos padrões para romper a linearidade dos textos propondo uma nova forma de leitura em rede, na qual o leitor pode interagir com o conteúdo e obter informações com rapidez e eficiência.
A hipermídia é uma associação entre hipertexto e mídia que surgiu logo após o hipertexto, podendo ser considerada a evolução do hipertexto, reúne não somente recursos textuais,sonoros, visuais, mas quaisquer outros que possuam representação digital para a elaboração de documentos navegáveis não-lineares e que desperte o interesse dos usuários.

Tito Moraes disse...

A informática na atualidade está no processo de popularização com o crescente acesso às novas mídias, principalmente no que diz respeito Internet. As escolas por sua vez também estão sofrendo essa influência, onde alunos e professores podem acessar textos de diversas temáticas, e, assim, nesse contexto a escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com essa ferramenta de pesquisa, principalmente com os hipertextos disponíveis na Internet que nos apresenta uma leitura mais dinâmica através das imagens e sons, de forma a trabalhar com uma construção cooperativa e interativa, através das bibliotecas e cursos virtuais, onde professores e alunos aprendem e constroem juntos novos conhecimentos.

Cleide disse...

Colegas a leitura no hipertexto e Hipermídia é dinâmica e criativa, pois através de um único texto podemos trabalhar muitos assuntos que estão interligados, ou melhor, se pode trabalhar a interdisciplinaridade que tanto falamos, mas que pouco fazemos. Um Hipertexto pode ser trabalhado por vários professores de disciplinas diferentes.