A ESCRITA E
A LEITURA NO HIPERTEXTO COM A APRENDIZAGEM ATIVA
Francisco das C. M. dos Santos
A informática na
atualidade está no processo de popularização com o crescente acesso às novas
mídias, principalmente no que diz respeito Internet. Assim, ao elaborar materiais
didáticos para a EAD é preciso compreender que não é o mesmo tipo de material
utilizado na educação presencial, diante disso deve-se buscar sempre integrar o
aluno dentro de seu cotidiano utilizado-se de leituras e atividades planejadas,
além é claro, deve-se buscar a utilização das novas tecnologias de comunicação
que estão disponíveis pela Internet.
Entre esses recursos temos
a produção e o uso de Hipertexto que pode se tornar uma ferramenta de muita
ajuda dentro do processo de ensino aprendizagem, mas para isso, é importante um
planejamento cuidadoso e reflexivo, buscando contextualizar o conteúdo que será
trabalhado de acordo com o público-alvo e objetivos que se quer alcançar. O
Hipertexto deve ser produzido sendo observado aspectos didáticos/pedagógicos
entre os quais: motivação, interatividade, realidade do aluno, definindo
conteúdos a ser trabalhado de forma a viabilizar conexões com outras
informações, buscando desenvolver um material prazeroso.
Nesse contexto, a escola
deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com essa ferramenta de
pesquisa, principalmente com os hipertextos disponíveis na Internet que nos
apresenta uma leitura mais dinâmica através das imagens e sons, de forma a
trabalhar com uma construção cooperativa e interativa, através das bibliotecas
e cursos virtuais, onde professores e alunos podem acessar e/ou produzir textos
envolvendo diversas temáticas que podem possibilitar a apreensão e construção
de novos conhecimentos de forma lúdica e dinâmica numa aprendizagem ativa.
Referência
Nenhum comentário:
Postar um comentário