segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO COM A APRENDIZAGEM ATIVA
Francisco das C. M. dos Santos
A informática na atualidade está no processo de popularização com o crescente acesso às novas mídias, principalmente no que diz respeito Internet. Assim, ao elaborar materiais didáticos para a EAD é preciso compreender que não é o mesmo tipo de material utilizado na educação presencial, diante disso deve-se buscar sempre integrar o aluno dentro de seu cotidiano utilizado-se de leituras e atividades planejadas, além é claro, deve-se buscar a utilização das novas tecnologias de comunicação que estão disponíveis pela Internet.
Entre esses recursos temos a produção e o uso de Hipertexto que pode se tornar uma ferramenta de muita ajuda dentro do processo de ensino aprendizagem, mas para isso, é importante um planejamento cuidadoso e reflexivo, buscando contextualizar o conteúdo que será trabalhado de acordo com o público-alvo e objetivos que se quer alcançar. O Hipertexto deve ser produzido sendo observado aspectos didáticos/pedagógicos entre os quais: motivação, interatividade, realidade do aluno, definindo conteúdos a ser trabalhado de forma a viabilizar conexões com outras informações, buscando desenvolver um material prazeroso.
Nesse contexto, a escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com essa ferramenta de pesquisa, principalmente com os hipertextos disponíveis na Internet que nos apresenta uma leitura mais dinâmica através das imagens e sons, de forma a trabalhar com uma construção cooperativa e interativa, através das bibliotecas e cursos virtuais, onde professores e alunos podem acessar e/ou produzir textos envolvendo diversas temáticas que podem possibilitar a apreensão e construção de novos conhecimentos de forma lúdica e dinâmica numa aprendizagem ativa.
Referência

Nenhum comentário: